Jogos

Criação e desenvolvimento de jogos de tabuleiro, jogos coletivos presenciais, jogos encartados em revistas e também jogos online, tanto de mero entretenimento quanto com objetivos educacionais, listados abaixo.

Para ver mais a respeito, acesse o miniblog Oficina de Jogos (com quase todos os jogos e softwares lúdicos desenvolvidos por mim e pelo Fernando Moraes Fonseca Jr.).

JOGOS DE TABULEIRO

Publicado pela TV Cultura, Fundação Padre Anchieta:

Time do Emprego

Jogo das Vagas e Corrida do Emprego

Dois jogos – Jogo das Vagas e Corrida do Emprego – para o “Time do Emprego”, projeto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, desenvolvidos em conjunto com outros materiais, publicações e vídeos, pela Fundação Padre Anchieta. (criação com Fernando Moraes Fonseca Jr., André Zatz e Sérgio Halaban, arte de Tom B).

Publicados pela Grow:

War II

War 2 (Grow)

Criação de jogo baseado no War (conhecido internacionalmente como Risk), porém introduzindo elementos novos, como o uso de aviação, novos objetivos e outras características (trabalho conjunto com Mário Seabra e Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Super Master

Pesquisa e redação de perguntas (12 mil, divididas em 24 categorias, nesta versão “super”) para este jogo, conhecido internacionalmente como Trivia Game.

Desafino

Desafino (Grow)

Jogo de equipes em que o objetivo é descobrir o nome de uma música apenas a cantarolando sem a letra. Pode ser lida uma dica com pistas sobre a música (pesquisa e redação, em conjunto com Zezé Pina).

Desafino 2

Desafino 2 (Grow)

Segunda versão, com novo conjunto de músicas. O objetivo é descobrir o nome de uma música apenas a cantarolando sem a letra. Se lida uma dica com pistas sobre a música a pontuação cai (pesquisa e redação, em conjunto com Zezé Pina).

Imagem & Ação 2

Imagem & ação 2 (Grow)

Pesquisa e redação de conteúdo para a segunda versão deste jogo de equipes que consiste em adivinhar uma palavra através de desenhos (em conjunto com equipe constituída também por Sonia Zaitune e Fernando Moraes Fonseca Jr.)

Master Imagem

Master Imagem (Grow)

Pesquisa e redação de perguntas e respostas para esta versão “visual” do conhecido jogo Master.

Publicados pela Toyster:

Conhecendo o Mundo

Conhecendo o mundo (Toyster)

O objetivo deste jogo é passear pelo mundo e ir “adquirindo” países; se outros jogadores caírem em suas casas terão que responder sobre idioma, moeda ou capital do país (criação e pesquisa em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Gato & Rato

Gato e rato (Toyster)

Jogo infantil, com tabuleiro que roda fazendo surgirem “buracos” que podem engolir a peça do jogador(criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Castelo do Terror

Castelo do Terror (Toyster)

Versão em tabuleiro de um “adventure game”, envolvendo o salvamento de uma princesa das mãos de fantasmas, múmias, vampiros e lobisomens (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Zero a 100

Zero a 100 (Toyster)

Jogo que lida de forma divertida com números de zero a cem, destinado a um público infantil (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Publicados pela Jak:

Garfield

Garfield (Jak)

Jogo em que o objetivo consiste na publicação de histórias em quadrinhos com o conhecido personagem Garfield (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Snoopy & Woodstock

Snoopy & Woodstock (Jak)

Com um boneco de Snoopy, o conhecido personagem, e uma série de cartelas que vão formado o tabuleiro, ganha o jogo quem colecionar mais “Woodstocks” (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Tropicaliente

Jogo baseado na novela de mesmo nome da Rede Globo (criação em conjunto com Mário Seabra).

As Superpoderosas Contra-Atacam

Meninas Superpoderosas (Jak)

Adaptação do mecanismo lúdico utilizado no jogo Snoopy, agora com as personagens Meninas Superpoderosas (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Publicados pela Game Office:

Coma, uma Guerra Biológica

Coma, uma guerra biológica (Game Office)

Jogo de estratégia onde os jogadores, no papel de microrganismos, lutam para tomar o corpo humano; vence quem no controle do corpo eliminar todos os micróbios (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.). Leia sinopse na revista Superinteressante de outubro de 1992.

Ayrton Senna, the King of Monaco

Ayrton Senna - The King of Monaco (Game Office)

Jogo de corrida de Fórmula 1, com carrinhos em metal, tabuleiro desdobrável com a pista de Mônaco e dados e paineis controladores de velocidade (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Pensando Melhor com Dr. Lair Ribeiro

Pensando Melhor com Dr. Lair Ribeiro (Game Office)

Um jogo de estratégia, inteligência e dedução lógica, desenvolvido a partir de um briefing elaborado com o Dr. Lair Ribeiro (criação em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.).

Publicado pelo Sesc:

Andar

Andar (Sesc)

Jogo educacional onde o objetivo é lidar com as questões envolvidas no esporte de andar, cuidados com vestimenta, calçado, hidratação, trânsito e outras (criação em conjunto com Mário Seabra).

JOGOS ONLINE:

Projeto Memória (Fundação Banco do Brasil e Odebrecht):

Jogo da Forca

Clique para jogar Jogo da forca (Projeto Memória)

Jogo online, em flash, feito para o website do Projeto Memória sobre Oswaldo Cruz. Neste jogo, são apresentadas perguntas e a cada letra acertada um mosquito é esmagado (em parceria com a Reminiscências Pesquisa e Produção Cultural). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

Jogo da Memória

Clique para jogar Jogo da memória (Projeto Memória)

Jogo online, em flash, feito para o website do Projeto Memória sobre Oswaldo Cruz. Jogo de memorização de imagens, com um recurso especial de “espiadinha” rápida (em parceria com a Reminiscências Pesquisa e Produção Cultural). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

Jogo da Trívia

Jogo da trívia (Projeto Memória)

Jogo online, em flash, feito para o website do Projeto Memória sobre Oswaldo Cruz. Neste trivia game, cada jogador deve responder perguntas para avançar casas (em parceria com a Reminiscências Pesquisa e Produção Cultural). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

Aventura no Tempo

Clique para jogar Aventura no tempo (Projeto Memória)

Jogo online, em flash, feito para o website do Projeto Memória sobre Oswaldo Cruz. Neste jogo o objetivo é viajar no tempo, a partir do escritório do cientista em Manguinhos (em parceria com a Reminiscências Pesquisa e Produção Cultural). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

Projeto Museu da Vale (Vale do Rio Doce):

Onde Está a Vale?

Clique para jogar Onde está a Vale? (Museu da Vale)

Numa brincadeira com “Onde está Wally”, neste jogo o objetivo é descobrir, entre as dezenas de objetos em cada um dos três cenários, onde se encontra a presença da Vale; ao descobrir dez objetos o jogador pode avançar (em parceria com o Museu da Pessoa). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

Trem de Letras

Clique para jogar Trem de letras (Museu da Vale)

Espécie de “jogo da forca”, uma série de cinco trens (cada um com uma temática) apresenta uma palavra a ser descoberta e o jogador pode fazer tentativas letra a letra, gerando uma pontuação. (em parceria com o Museu da Pessoa). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

Desafio Carajás

Clique para jogar Desafio Carajás (Museu da Vale)

Simulação sobre os processos de logística de transporte de minério, em que o jogador tem desafios com variáveis envolvendo número de vagões e sua carga, com impacto no número de dias de transporte (em parceria com o Museu da Pessoa). Veja o jogo e a equipe completa de produção clicando na imagem ao lado.

OUTROS JOGOS:

 
Além destes jogos, também desenvolvi, sozinho ou em conjunto com Mário Seabra, jogos coletivos para convenções (Biosintética, Grupo Ticket, Rede Globo) e atividades educacionais lúdicas (Estadão na Escola, Sindicato das Escolas Particulares de São Paulo etc.), além de jogos encartados em publicações Disney da Editora Abril (Jogos Olímpicos da Coca-Cola, Jogo da Kolynos, Jogo da Kibon), em conjunto com Fernando Moraes Fonseca Jr.

 


22 Respostas to “Jogos”

  1. Symon Nascimento Says:

    como adquirir estes jogos em especial do dr. Lair Ribeiro?

    Aguardo

    • Carlos Seabra Says:

      Symon,

      A maior parte destes jogos já “saiu de catálogo” e não é mais possível adquiri-los. O caminho é em algus “sebos” de jogos ou entrando em contato diretamente com os fabricantes/editores.

      O jogo do Lair Ribeiro foi feito com a Toyster (selo Game Office), e não sei se ainda dispõem de exemplares para venda.

    • Lívea Mattos Says:

      Puxa é com imensa tristeza que recebo essa notícia de que possivelmente não encontrarei mais esse jogo!!!EXTREMAMENTE INTELIGENTE….

  2. elieno Says:

    ola amigo tenho varias ideias para jogos de tabuleiro ,como faço para desenvoplve-las

    • Carlos Seabra Says:

      Elieno, se você tem várias ideias para jogos de tabuleiro recomendo que as coloque em prática. Faça protótipo do jogo e jogue-o com amigos e conhecidos, verificando se o jogo funciona. Às vezes boas ideias acabam necessitando de adaptações para funcionar. O essencial é isso: desenvolver e testar, modificar e voltar a testar…

  3. Denise Campos Says:

    Olá amigo!

    Já faz um tempão que procuro quem tenha o manual de regras do jogo “conhecento o mundo ” Toyster, mas nao consigo. Poderia me ajudar? tenho um jogo desse em casa mas nao sei como jogar. Ganhei sem o manual. Por favor me ajudem! me respondam no e-mail.
    Denise
    denisefrb@yahoo.com.br

  4. Fabiana Says:

    Olá,

    Vc sabe me informar se o há o jogo Conhecendo o Mundo mais atualizado? O que tenho já está com informações antigas. Grata, Fabiana

    • Carlos Seabra Says:

      Fabiana, o jogo não foi relançado. Por isso, não há edição mais atual, com as informações atualizadas… Mas pode mandar a sugestão de uma nova atualização para o fabricante, a Toyster.
      🙂

  5. Everton Coan Berger Says:

    Olá, muito bom estes jogos relembrei vários momentos da minha infância, este final de semana revirando as coisas em casa de meus pais, achei o jogo Coma em perfeito estado de conservação só está faltando o folheto de regras por um acaso você sabe onde posso achar as regras deste ótimo jogo.
    Grato pela atenção, Abraços

  6. Patrice Says:

    Boa noite. Acabamos de ganhar o jogo Sustentabilidade para as crianças, mas nosso cachorro engoliu inteiro o manual. Você poderia nos ajudar?
    Muito obrigado!

  7. Carolina Says:

    Oi, eu também nunca mais joguei “conhecendo o mundo”, porque perdi as regras do jogo. Será q vc também podia me mandar por e-mail?

  8. Nelson Says:

    Boa tarde, existe empresa especializada que forneça assistência técnica desde da fase de design, passando pelo registro da patente até a sua inclusão no mercado?

    • Carlos Seabra Says:

      Caro Nelson,

      A questão da patente é a mais irrelevante nesse caso. Já a inclusão no mercado, ou seja, a distribuição do produto nos canais de venda é a questão mais delicada. Hoje em dia existem pouquíssimas empresas que trabalham com jogos no mercado, setor que tem vindo a se reduzir no Brasil (embora pujante em outros países, como a Alemanha).

      Eu atuo na criação, desenvolvimento e consultoria de produtos como jogos através de minha empresa, a Oficina Digital, tanto jogos de tabuleiro como jogos online digitais, assim como projetos lúdicos para educação à distância e outros. Recomendo também que contacte o pessoal da SB Jogos (sbjogos@sbjogos.com.br), que possuem bastante experiência na área e são parceiros competentes.

  9. Nelson Says:

    Bom dia, o senhor oferece ou indica empresa especializada em assistência em design, patenteamento e comercialização de jogos.

  10. Vanessa Says:

    Onde posso comprar o
    Jogo coma-guerra biologica??
    Obrigada.

  11. Rayane Nascimento Ferreira Says:

    Olá eu possuo o jogo Conhecendo o Mundo.porém eu perdi o manual,teria como me envia-lo por e-mail?
    Desde já obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: