Livros

Aqui listo alguns dos livros dos quais participo, como autor ou coautor:

Haicais e Que TaisHaicais e Que Tais

Editora: Massao Ohno Editor
Ano: 2005
ISBN: 8590558711
Páginas: 60

O haicai é um pequeno poema com uma métrica de três versos, de 5-7-5 sílabas, que surgiu no Japão no século 16. Neste século disseminou-se por todo o mundo. Sua maior expressão é Matsuo Bashô (1644-1694), poeta japonês criador do mais famoso de todos os haicais: “velho lago – mergulha a rã – fragor de água”. Nesta coletânea Carlos Seabra agrupou por categorias diversos haicais, alguns podem ser considerados verdadeiros e noutros o formato utilizado fugiu à verdadeira essência. Assim surgiram haicais com kigô e que navegam na natureza, haicais humorísticos ou satíricos e haicais românticos e eróticos. Sempre que possível, procurou a métrica e criar rimas, mais como um jogo pessoal de mesclar o lúdico com a poesia.

Antologia de Contos da UBEAntologia de Contos da UBE

Editora: Global
Ano: 2008
ISBN: 9788526013391
Páginas: 136

Reunindo narrativas curtas de vinte autores, a coletânea oferece um panorama das produções literárias contemporâneas ao publicar escritores consagrados, estreantes e promissores. Esta primeira antologia da UBE reúne vinte contos de vinte autores e conta com produções dos três organizadores da obra: Fábio Lucas, Jeanette Rozsas e Levi Bucalem Ferrari. Este último, atual presidente da UBE, comenta no texto de apresentação que o projeto teve rápida aceitação e expõe como foram selecionados os contos: “O conto poderia ser inédito ou não e o tema era livre. Por isso, este livro contém o que cada autor considerou mais adequado ao tipo de publicação. E que, certamente, está entre o que de melhor tem produzido”. O resultado: uma coletânea heterogênea de narrativas breves. Destacam-se vários contos fantásticos, como o inquietante “O dedo”, de Lygia Fagundes Telles; os microrrelatos de “Contos mínimos” de Carlos Seabra; o instigante “Amaryllis”, de Anna Maria Martins, e as rememorações dos tempos duros em “Mensageiro”, de Levi Bucalem Ferrari.

Tecnologias na escolaTecnologias na escola

Editora: Telos Empreendimentos Culturais
Ano: 2010
ISBN: 9788599979037
Páginas: 24

Visualização/download do PDF

Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem, publicação feita para o Fronteira do Pensamento, no projeto Fronteiras Educação – Diálogos com Professores. Em textos curtos, no estilo “ponta do iceberg”, são mostradas algumas possibilidades de uso, sugerindo atividades possíveis com os alunos, projetos a desenvolver, ferramentas e caminhos. O conjunto pretende ser uma espécie de mosaico inspirador das tecnologias na educação, dar uma visão geral, estimular curiosidades e apresentar pistas de como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.

Miniguia Claro CurtasMiniguia Claro Curtas

Editora: Instituto Claro e Casa Redonda
Ano: 2009
Páginas: 36

Visualização/download do PDF

Orientações para a produção de vídeos de curtíssima metragem, pequeno manual produzido para o Instituto Claro em 2009, em serviço prestado para a Casa Redonda. Neste miniguia, você encontra uma série de reflexões, sugestões, curiosidades e dicas para que você possa aprimorar sua produção audiovisual realizada a partir de celulares, câmeras digitais, filmadoras e outros dispositivos móveis.

Comunicación Móvil y Desarrollo Económico y Social en América LatinaComunicación Móvil y Desarrollo Económico y Social en América Latina

Editora: Editorial Ariel e FundaciónTelefónica
Ano: 2011
ISBN: 978-84-0809969-7
Páginas: 392

Com a organização de Mireia Fernádez-Ardèvol, Hernán Galperin e Manuel Castells, esta obra traz pesquisas realizadas no Chile, Argentina, Peru e Brasil sobre o impacto das comunicações móveis, através do estudo de uso de celular por diversos grupos sociais. No caso do Brasil, jovens do programa 0800 Rede Jovem, artistas de teatro de rua, e profissionais do sexo em São Paulo. Os autores são Aileen Agüero, Alejandro Artopoulos, François Bar, Roxana Barrantes Cáceres, Manuel Castells, Mireia Fernádez-Ardèvol, Hernán Galperin, Pamela Jorquera, Andrea Molinari, Wilson Muñoz, Francis Pisani, Sebastián Ureta, Javier Vásquez Grenno e Carlos Seabra.

História FaladaHistória Falada

Editora: Sesc e Museu da Pessoa
Ano: 2006
ISBN: 8570604181
Páginas: 278

Visualização/download do PDF

Memória, Rede e Mudança Social. O livro traz as reflexões sobre registro, preservação e difusão da história na atualidade, discutidas no seminário Internacional Memória, Rede e Mudança Social, realizado em 2003 pelo SESC SP e o Museu da Pessoa. Inclui também guia inédito de metodologia para pesquisa em memória, com conceitos, orientação, dicas e exemplos, e relatos de pesquisadores, grupos e instituições que trabalham com preservação de memória e integração da história com novas tecnologias. Como mudar e conquistar uma história múltipla, na qual cada um tenha a palavra? Talvez esse desafio passe pelo simples entendimento de que toda pessoa tem uma história e de que essa história tem valor. Num mundo entrelaçado pela tecnologia, todos podemos gerar e acessar informações.

Os cem melhores poemas do Prêmio TOC104, poesia no TwitterTOC104, poesia no Twitter

Editora: Carpe Diem Edições e Produções
Ano: 2010
ISBN: 9788562648137
Páginas: 224

A coletânea “Os cem melhores poemas do Prêmio TOC104, poesia no Twitter” é resultado do concurso de micropoesias promovido na internet através da rede social de microblogs, o Twitter, dentro das atividades da Fliporto Digital de 2010, com sede em Olinda, Pernambuco. Neste livro são publicados os 100 micropoemas selecionados por um júri, com destaque para os 10 primeiros, selecionados para votação popular na internet. Carlos Seabra ficou com o 1º lugar com o micropoema “No despenhadeiro / a sombra da pedra / cai primeiro”.

Expresso 600Expresso 600

Editora: Andross Editora
Ano: 2006
ISBN: 9788599267028
Páginas: 160

Este livro é o efeito de um desafio, lançado a diversos autores brasileiros, de contar uma história com, no máximo, 600 caracteres. O leitor poderá se deleitar com 61 microcontos produzidos com a maestria de quem sabe, com a palavra certa, no lugar exato, tecer a envolvente trama de sua história.

Contos de AlgibeiraContos de Algibeira

Editora: Casa Verde
Ano: 2007
ISBN: 9788599063071
Páginas: 128

O livro é o terceiro volume da Série Lilliput, dedicada aos minicontos, e traz colaborações de autores de Portugal e de outros estados do Brasil. Além dos sete integrantes da Casa Verde, outros cem convidados participam de Contos de Algibeira.

 

Antologia de Micro-contos PitangaAntologia de Micro-contos

Editora: Edições Pitanga
Ano: 2008

Autores de língua portuguesa desfilaram, a cada semana, numa vitrine da loja Pitanga, em Lisboa, com um microconto inédito. O resultado de um ano de histórias breves e marcantes está finalmente compilado num pocket book. Esta iniciativa cosmopolita, que esteve a cargo da escritora Luísa Coelho, é a prova viva de como a literatura não podeia estar mais na moda.

 

A Revolução Tecnológica e os Novos Paradigmas da SociedadeA Revolução Tecnológica e os Novos Paradigmas da Sociedade

Editora: Oficina de Livros
Ano: 1994
ISBN: 9788585170578
Páginas: 142

Coletânea de artigos sobre os impactos sociais, políticos e econômicos das novas tecnologias, de Antonio Rezk, Levi Bucalem Ferrari, Sérgio Storch, Antonio Roberto Bertelli, Fábio Lucas, Paulo Feldman, Ladislau Dowbor e Carlos Seabra.

 
 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: